Páginas

quarta-feira, 4 de maio de 2016

XII ANIVERSÁRIO DO PARQUE BOTÂNICO VALE RECEBE O ESPETÁCULO RUSSO POÉTICO

ADVERTÊNCIA: Este texto nasceu de cócoras. Então, no final tudo (quase tudo) vai se explicar...

Foi há tanto tempo que nem me lembro mais... que a Elisa apareceu, estreou, sei-lá, na minha vida. Veio indicada pelo José Benedito, flautista de ouro e ébano, diamante no pano da noite. Indicação do amigo “Bené” porque, como a Legião Urbana, eram todos de Brasília; terra do nunca e do lago Paranoá. Fui lembrado por causa de meu trabalho com o Manuel Bandeira que nunca me dei ao trabalho de apresentar. Um dia, quem sabe? No meu caso tinha o piano e a poesia, o Bené lembrou de mim e a Elisa apareceu... Isso faz uns dez anos, ou mais.

Nem lembro a primeira vez que apresentamos o Russo Poético, talvez 2004. A Odara, filha da Elisa, era pequenininha e hoje é já mocinha. Logo eu que hoje vivo pesquisando e reconstruindo trajetórias, santo de casa e do pau oco. O primeiro a ocupar o posto de violonista foi Cello Alves, depois vieram outros como o Léo Carvalho, João Paulo, o violão virou coringa. Cada um com uma pegada diferente, mais rock, mais MPB e até clássica. Mas o importante sempre foi a voz de Elisa Alves, sua emoção, seu timbre, seu tempo. Agora chegou a vez do mestre Fabio Calazans, professor da Faculdade de Música, trazer sua pegada jazzística que era o que faltava.

O show é assim: um trio formado por uma base de teclado e violão dando suporte a voz da cantora Elisa Alvez que declama poemas e interpreta canções da Legião Urbana e de momentos solo de Renato Russo. O clima é intimista e despojado, é uma abordagem bastante alternativa - e talvez por isso mesmo - sedutora dessa música. O detalhe dos poemas catalisa de forma inusitada uma poética que geralmente é dissociada do musical, sobretudo pela maneira como Elisa Alves declama. Só depois de muito tempo fui ver Elisa solo num encontro de poetas e quase cai para trás.    

Ficamos muito tempo sem apresentar o Russo Poético, vários anos. - Não estou dizendo? A Odara cresceu e eu nem vi. - Agora você que ficou curioso e está a fim de um programa Classe A, convido formalmente a curtir a programação comemorativa do XII aniversário do Parque Botânico Vale. Vai ter o espetáculo Russo Poético com Elisa Alves, acompanhada por Juca Magalhães e Fabio Calazans, interpretando canções da Legião e do Renato Russo e declamando poemas de Cecília Meireles, Mario Quintana, Carlos Drummond de Andrade e Fernando Pessoa.

Além do deleite para alma, olhos e ouvidos; vai ter também um encontro de FoodTrucks com algumas opções gastronômicas para atender ao nosso paladar. Porque, honey, ninguém é de ferro e ainda ocorre que "todo descuido pode ser fatal"...

Russo Poético
Elisa Alves – Voz
Juca Magalhães – Piano
Fábio Calazans – Violão

Parque Botânico Vale
Sexta-feira, 6/5/2016
20:00 Horas
Entrada Franca!!!

Nenhum comentário: